sexta-feira, 14 de novembro de 2014

>>>>>>>>>>>>>>>>> I Coríntios 1.2 <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
*************************** Igreja de Cristo ou organização humana? *******
“à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”
Um dos grandes privilégios que desfrutamos como filhos de Deus é o de pertencer à família de Deus, que é composta de muitos irmãos e irmãs em Cristo. É importante conhecer um pouco mais sobre esta família que constitui a Igreja do Senhor.
No versículo acima, o apóstolo se dirige à comunidade de Corinto, mas ao mesmo tempo a todos aqueles que também fazem parte da Igreja de Cristo. Com isso demonstra que a Igreja é muito mais do que o momento, local ou grupo reunido. A cada dia precisamos mais de discernimento para entender o que é a Igreja de Cristo e o que é apenas uma organização humana.
>>>>>>>>>>>>>>>>>> O que é ser Igreja?
>>>>>>>>>>>>>>>>>> 1- O QUE É A IGREJA?
A palavra grega traduzida por “Igreja” é ecclesia e significa um ajuntamento de pessoas chamadas para fora de entre outras pessoas. Segundo a Bíblia, a Igreja é constituída por aqueles que foram chamados para fora do mundo (enquanto sistema maligno) para seguirem o Senhor Jesus Cristo.
O Novo Testamento usa a palavra “igreja” de dois modos:
a) Acerca de todos os crentes na terra. Esta é a Igreja que é chamada Corpo de Cristo (Colossenses 1.18, 24).
b) Para designar os crentes reunidos num certo lugar. Esta é a igreja local.
A Igreja não é um grupo social qualquer e muito menos uma empresa ou instituição. Na verdade a Igreja é a “família de Deus” aqui na terra (Efésios 2.19).
>>>>>>>>>>>>>>>>>> 2- COMO SURGIU A IGREJA?
Jesus foi quem criou a Igreja ao chamar seus discípulos para lhe seguirem. A igreja é a comunidade de todos aqueles que seguem a Jesus. Contudo podemos destacar dois momentos iniciais para o surgimento da Igreja:
a) Quando Jesus perguntou aos seus discípulos acerca do que as pessoas em geral diziam sobre ele. Em seguida perguntou aos discípulos suas próprias opiniões. Os discípulos foram respondendo de diferentes formas. Então Pedro declarou: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” (Mateus 16.16). Jesus tomou esta declaração de Pedro e disse que sobre esta pedra (a declaração de Pedro - o fundamento da fé), ou seja, a fé de que Jesus era o Messias prometido, Ele edificaria a sua igreja, e que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. Aqui Jesus mostra nitidamente o seu plano de edificar a sua Igreja.
b) O dia de Pentecostes marcou o surgimento da Igreja, quando o Espirito Santo veio do céu viver nos crentes (Atos 2.1-4). Através de Atos 2, quando lemos sobre a vinda do Espirito Santo, depois de Deus ter glorificado Jesus à sua mão direita (v. 33), percebemos que não podia haver Corpo de Cristo na terra até que a Cabeça estivesse no céu, e Cristo não tomou o Seu lugar ali como Cabeça até que ressuscitou dos mortos e regressou ao céu. Essas coisas provam que o nascimento da Igreja foi no dia de Pentecostes (Efésios 1.20-23).
Deus sempre planejou edificar a Sua Igreja, mas esse plano era um segredo que Ele tinha escondido através de todas as eras passadas (Efésios 3.9-11 e Colossenses 1.24-26). Esta história continua através das igrejas que surgem a cada dia e anunciam o evangelho. Cada um de nós tem um chamado para fazer parte desta história.
>>>>>>>>>>>>>>>>>> 3- ALGUNS ASPECTOS SOBRE A IGREJA DE CRISTO:
Cada igreja local ou denominação tem suas características próprias. Mesmo mantendo suas particularidades, cada uma delas deve buscar ser parte da Igreja de Cristo.
1) Não á uma organização, e sim um organismo vivo, o “corpo de Cristo” (Colossenses 1.24). A expressão visível da igreja universal é a igreja local, que pode pertencer ou não pertencer a uma associação de igrejas locais ou a uma “denominação”.
2) Não tem um chefe humano, pois Jesus Cristo é o Senhor dela (Efésios 5.23). A Igreja se expressa em assembleias locais, que se governam, se propagam e se sustentam. Cada igreja tem sua própria forma de se organizar, mas Cristo é o dono da Igreja e deve ser o seu CABEÇA.
3) Não é apenas o prédio onde os cristãos se reúnem (Efésios 2.19-22). A Igreja é um grupo de cristãos que se reúnem ali. Ela é a agência propagadora da mensagem de Deus na terra (Efésios 3.9-10) Deus deixou a igreja no mundo para evangelizar os incrédulos e desenvolver a vida espiritual dos seus filhos.
4) Não é perfeita, mas composta de seres humanos falíveis e propensos ao pecado, por isso não podemos exigir perfeição das pessoas e devemos tomar cuidado para evitar que qualquer decepção nos desvie dos caminhos do Senhor. Embora ela não seja perfeita, Jesus a ama muito e está operando para aperfeiçoá-la. (Efésios 5.25-27).
Baseados nestas informações, percebemoso o quanto a Igreja se distanciou de seu princípo original e começou a se parecer com algo mais do homem do que de Deus. A verdeira Igreja de Cristo é muito mais do que tudo o que vemos ou podemos descrever.
>>>>>>>>>>>>>> Na Igreja de Cristo, Jesus é o centro de tudo!
Muitos problemas são vividos nas igrejas talvez por não refletir realmente qual o seu propósito e missão. Se deixarmos de ser a ‘igreja do pastor’, ‘da família’, ‘da música’ e de tantas outras características que damos a nossas comunidades, para então assumirmos ser a IGREJA DE CRISTO, tudo isso mudaria. Para saber se a Igreja é de Cristo mesmo, basta perceber se Jesus é o centro de tudo ou se é o homem que está em evidência.
A diversidade de denominações é algo muito importante para a divulgação do evangelho, pois somente assim podemos alcançar tantas pessoas diferentes. Isso também mostra a “multiforme Graça de Deus” (I Pedro 4.10) e não podemos nos dividir por isso, mas saber que “nós, porém, temos a mente de Cristo” (I Coríntios 1.16).
Faça parte da Igreja de Cristo!
preapa : este artigo foi escrito e corrigido nesta manha para gloria Deus ,pensando na edificação de voce meu leitores para gloria a Deus, um forte abraço e otimo domingo para tds .um forte abraço

0 comentários:

Postar um comentário